SUSTENTABILIDADE E CADEIA CUSTÓDIA DO PESCADO

MSC (Marine Stewardship Council) / ASC (Aquaculture Stewardship Council)


O MSC promove a pesca sustentável através de um programa de certificação voluntário para pescarias e empresas que se submetem a uma avaliação levada a cabo por certificadores independentes. Os produtos destas empresas e pescarias que cumprem com o padrão de normas do MSC podem apresentar a etiqueta azul de pesca sustentável. Esta etiqueta permite que os consumidores possam tomar uma decisão de consumo mais informada.
A pesca susentável implica deixar peixes suficientes no mar, evitando a sobrepesca, para que a sua população possa reproduzir-se de forma adequada, renovando-se de maneira contínua, permanecendo produtiva e saudável
Para que a pesca seja sustentável é imprescindível respeitar a estrutura, produtividade, função e diversidade dos ecossistemas marinhos e habitats, minimizando os impactos sobre outras espécies dedicando uma atenção especial ás espécies protegidas, ameaçadas ou em perigo; e ter uma boa gestão que permita que a pescaria se adapte ás circunstâncias do meio marinho e cumpra com as leis locais, nacionais e internacionais.
Fonte: https://www.msc.org/pt  ,  https://www.asc-aqua.org/

 

Procurar um fornecedor MSC certificadohttps://cert.msc.org/supplierdirectory

Procurar um fornecedor ASC certificadohttps://www.asc-aqua.org/what-you-can-do/take-action/find-a-supplier

Lista de Organismos de Certificação (Conformity Assessment Bodies):   clique aqui

Faça download das normas (padrões): clique aqui

Documentos de Apoio

Logo-landscape.jpg
msc-logo-standalone.png

VÍDEOS E WEBINARS

O que é a Cadeia de Custódia do MSC? | Marine Stewardship Council 18/06/2020

What is the MSC Chain od Custody? 18/06/2020

O que é o MSC?

16/01/2015

RESTAURANTES - FORMAÇÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA

18-06-2020

Dolphin Safe / 

Dolphin Safe

A captura acidental de golfinhos por pescadores de atum com rede de cerco resultou na morte de milhões de golfinhos no último século. Estima-se que 7 milhões de golfinhos foram mortos nas redes de atum dos anos 50 aos 80. Esforços internacionais de conservação, em particular o projeto de atum Dolphin-Safe do Earth Island Institute (www.dolphinsafetuna.org) reduziram drasticamente o abate de golfinhos por frotas de atum, mas algumas frotas de pesca desonestas continuam a atacar golfinhos indiscriminadamente durante suas operações de pesca.

Como consequência, surgiu nos anos 90 o conceito de pesca “Dolphin Safe”, ou seja, pesca praticada sem causar molestação ou mortalidade de golfinhos. Estabeleceu-se nessa altura, que só o produto da pesca de atum que fosse certificado como “Dolphin Safe” poderia ser comercializado nos EUA, facto que foi aceite pela maioria das grandes superfícies comerciais desse país. Tornou-se assim necessário criar programas de monitorização para acompanhar as actividades de pesca já que de outra forma seria difícil garantir os resultados pretendidos. 



Fonte: http://www.popaobserver.org/como-surgiu-o-dolphin-safe/ 

https://friendofthesea.org/pt-pt/projetos-de-conservacao-marinha/salvar-o-golfinho/

https://friendofthesea.org/pt-pt/acreditacao-e-certificacao/

 

Produtos e serviços certificados: https://friendofthesea.org/pt-pt/produtos-e-servicos-certificados-sustentaveis/

Friend of the Sea.png
Dolphin Safe - Friend of the sea.png

WEBINAR - Dolphin-Safe Label Final Victory at WTO?  Council 06/03/2019