Buscar
  • Alexandre Oliveira

ISO 18404 - O referencial Lean Six Sigma

Atualizado: Abr 13

Artigo de João Paulo Pinto

www.linkedin.com/hp/update/6199226497723572224

ISO 18404 foi apresentada no final de 2015 e propõe-se resolver um problema comum nas Organizações que implementam Lean Six Sigma (LSS): a capacidade de avaliar a adequação das competências dos candidatos que se dizem “lean experts”. Deste modo, as Organizações deixam de correr o risco de estarem a contratar alguém que não é totalmente capaz de assumir as funções de Sensei ou Black Belt. Por outro lado, orienta os profissionais em LSS na sua caminhada, dando-lhes orientação quanto às competências que deverão adquirir caso pretendam trabalhar e serem bem-sucedidos no domínio da melhoria contínua.

Além disso, a ISO 18404 cria os meios para que as Empresas possam avaliar os seus fornecedores e parceiros no que à implementação LSS diz respeito.

A partir de agora, as Empresas podem ser certificadas ISO 18404 pela implementação lean six sigma, do mesmo modo que os sistemas de gestão da qualidade o são pela ISO 9000 ou o seu sistema de gestão ambiental é pelas ISO 14000.

Criar padrões e mante-los é uma das ideias-chave do LSS e por essa razão, a CLT Valuebased Services Lda, como entidade de referência neste domínio, considera esta norma como muito positiva. Como entidade Formadora que somos, estamos a adequar a nossa oferta formativa de acordo com a ISO 18404. Também os nossos serviços de Consultoria vão ser ajustados a este referencial normativo.

Caso pretenda saber mais sobre a ISO 18404 não deixe de nos consultar. Temos a norma disponível para referência e as competências técnicas para o apoiar.

João Paulo Pinto

https://www.linkedin.com/pulse/iso-18404-o-referencial-lean-six-sigma-joao-paulo-pinto?trk=hp-feed-article-title-like



16 visualizações