top of page

ESTÁ A PENSAR NUMA CERTIFICAÇÃO, MAS NÃO SABE QUAL NORMA ESCOLHER?

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Então “não dê um passo maior que a perna”. Sem uma boa infraestrutura e os princípios do HACCP bem desenvolvidos, não se meta em aventuras.

Se o seu objetivo é partir para uma certificação segundo um referencial de gestão de segurança alimentar deve primeiro assegurar uma boa base de princípios cumprindo o HACCP. Baseia nos princípios básicos contemplados no Codex alimentarius e no Regulamento 852/2004.

O HACCP para além de ser o ponto de partida para referenciais superiores é uma grande ajuda para implementar por exemplo a ISO 22000, BRC, IFS e outros referenciais, visto que todos se baseiam nos princípios do Codex Alimentarius.

As certificações trazem diversos benefícios para as organizações tanto para melhorar a qualidade, segurança, e funcionamento interno como para aumentar a confiança dos clientes e consumidores cada vez mais exigentes.

Independentemente dos critérios de seleção das normas, que podem ter diversas opiniões, as que são aceites pelo GFSI são as que o mercado mais aceita.

Não existe uma resposta universal relativamente ao cliente. Sabemos que no sector das frutas para exportação para o Reino Unido é uma prioridade a certificação em normas GlobalGap e BRC. Já para fazer produtos marca Lidl a norma IFS é de eleição.

Casa cadeia/cliente tem a sua preferida, ou por questões de exigência ou por outras tantas que não chegam a fazer sentido mas são impostas. E nestes casos o cliente não tem sempre razão, mas é rei.

Sabia que a FSSC22000 na sua versão mais recente é o único referencial aceite pelo GFSI que já obriga a uma auditoria sem pré-aviso em cada ciclo? Ou seja uma em cada três auditorias são surpresa (não anunciadas). Desta forma é um referencial que cresce bastante a nível mundial. Já na Europa a BRC e IFS são as rainhas.

Numa altura em que o objetivo deveria ser a uniformização para reduzir o número de auditorias, afinal cada vez surgem mais referenciais, replicando processos de auditoria quando se trabalha com clientes com requisitos de normas diferentes.

Se não sabe o caminho a seguir nós podemos ajudar, não perca tempo! 


Normas



169 visualizações0 comentário
bottom of page